JMJ: Jovens que rezam e celebram a Fé em fraternidade

21/01/2019 Igreja

JMJ: Jovens que rezam e celebram a Fé em fraternidade

A próxima Jornada Mundial da Juventude se realizará no Panamá dos dias 22 a 27 de janeiro deste ano.  O tema da JMJ no Panamá será “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra, (cf. Lc 1, 38)”. Milhares de jovens de todo o mundo participarão como peregrinos de uma intensa programação que inclui a participação do Santo Padre, o Papa Francisco.

Os jovens ali se reunirão para celebrar e vivenciar o dom da fé, para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas. Compartilharão entre si a vivência da espiritualidade cristã e eclesial, experimentarão uma atmosfera de fraternidade, que leva a juventude a uma espontaneidade e criatividade, projetado para o futuro com esperança.

Participarão de eventos diversos, como as catequeses, momentos de adoração, missas, palestras, partilhas, show, confissões e intensa oração. Um dos momentos mais forte da Jornada é o encontro da Juventude com o Papa Francisco. Os jovens anseiam por compartilhar da alegria da fé, a graça de estar juntos com tantos outros jovens de diversos países, e ali escutar o Papa Francisco em sua mensagem à Juventude.

A alegria de compartilhar a caminhada eclesial, o estar juntos e celebrar o dom da fé, ouvindo e aprendendo com as palavras do Papa Francisco, são os pilares desta maravilhosa experiência.

É verdade que a Jornada Mundial da Juventude quer ser um momento intenso de Evangelização para os jovens do mundo inteiro. É igualmente verdade que muitos jovens, por diversos motivos não terão a oportunidade de estar no Panamá. Mais, poderão vivenciar a beleza da comunhão fraterna à luz da fé.

Os jovens de todo o mundo estarão conectados, mesmo os que não estiverem presentes fisicamente, estes também estrão na comunhão de fé por meio da eclesialidade, isto é, a graça de ser membro de uma mesma Igreja universal, que reza e celebra o dom da fé em comunhão.

Desta forma, em muitas dioceses realizam-se, durante a Jornada Mundial da Juventude, diversas atividades para envolver a juventude. Em sintonia com a JMJ estes eventos se realizam nas Paróquias e Comunidades e visam dar aos jovens que ficam a oportunidade de vivência a JMJ e experimentar a mesma grandeza deste momento.

A JMJ congrega a Juventude do mundo inteiro, em um espírito de irmandade e fraternidade, que impulsiona a Juventude a criatividade da fé, capaz de criar e antes de tudo, de viver a graça da “fraternidade mundial”.

Esta Jornada Mundial da Juventude é um convite a encontrar-se com Jesus, e esta experiencia do encontro pessoal com ELE, é o que nos faz deixar uma marca de fé e fraternidade, para iluminar a vida do mundo.

Convido, então, você, querido jovem, a participar de sua comunidade ou Paróquia dos eventos programados e vivenciar este Kairós para a Juventude.

O Senhor vos abençoe e vos dê a Paz.

Ide todos como Peregrinos com a virgem Maria Mãe da Juventude. Ela vos acompanhe nesta Jornada Mundial da Juventude no Panamá.

 

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: CNBB - www.cnbb.org.br

Sobre nós

A Comunidade Esdras - Associação Bom Pastor é uma associação privada de leigos católicos, criada na cidade de Montes Claros-MG, que tem por objetivo a promoção da pessoa humana e o seu desenvolvimento integral. Desenvolve suas atividades através de programas radiofônicos diários, palestras, atendimentos pessoais, cursos em toda a região do Norte de Minas Gerais.

Entre em contato

Rua Grão Mogol, 313, Centro. Montes Claros - MG, 39400-056

(38) 3201-8144

Redes sociais

Desenvolvido por W42 - Tecnologia