Arcebispo de Montes Claros celebra 75 anos e recebe homenagens

23/10/2018 Arquidiocese de Montes Claros - MG

Arcebispo de Montes Claros celebra 75 anos e recebe homenagens

O arcebispo de Montes Carlos, Dom José Alberto Moura celebra neste dia 23 de outubro 75 anos de vida, mas a celebração solene da Santa Missa por ele aconteceu ontem às 18h30min na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade, onde recebeu também muitas homenagens.

A Missa foi concelebrada pelo arcebispo coadjutor Dom João Justino de Medeiros Silva e contou com a presença dos Bispos e representantes das dioceses da Província Eclesiástica de Montes Claros, a saber, Januária, Paracatu e Janaúba. Contou também com a presença do clero e de fiéis de todas as paróquias. Ainda participaram da cerimônia, autoridades políticas, civis e religiosas e familiares do arcebispo.

De acordo com as determinações da Igreja, ao celebrar 75 anos o bispo anuncia sua renúncia ao exercício da função, a qual, será exercida por outro bispo nomeado pelo papa. Desta forma, a celebração de ontem marcou a despedida de Dom José à Arquidiocese de Montes Claros, o qual se torna automaticamente substituído pelo seu coadjutor Dom João Justino de Medeiros Silva que está na arquidiocese desde maio de 2017.

Muitas homenagens foram dirigidas a Dom José durante a celebração pelo seu exemplar trabalho pastoral realizado na cidade e região. Representantes da Escola Diaconal, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), dos Presbíteros, da Comissão dos Leigos, dos Seminários, da Santa Casa de Montes Claros e de familiares expressaram, por meio de mensagens, gratidão, respeito, carinho e o reconhecimento de todo o povo de Deus.

Após a mensagem de Dom João Justino, Dom José Alberto agradeceu a todos pelo carinho e, com seu jeito brincalhão e descontraído, pede perdão e disse que os elogios e memórias a seus feitos “foram um pouco exagerados”, o que levou a assembleia a risos pela modéstia. De fato, todo o povo reconhece a grande atuação episcopal do arcebispo, inclusive suas lutas pelo social especialmente na área da saúde e da política. Dom José concluiu pedindo oração a todos pela sua nova missão e depois da bênção recebeu abraços dos fiéis.

 

Cássia Soares - Jornalista

Sobre nós

A Comunidade Esdras - Associação Bom Pastor é uma associação privada de leigos católicos, criada na cidade de Montes Claros-MG, que tem por objetivo a promoção da pessoa humana e o seu desenvolvimento integral. Desenvolve suas atividades através de programas radiofônicos diários, palestras, atendimentos pessoais, cursos em toda a região do Norte de Minas Gerais.

Entre em contato

Rua Grão Mogol, 313, Centro. Montes Claros - MG, 39400-056

(38) 3201-8144

Redes sociais

Desenvolvido por W42 - Tecnologia