Sobre

Quem somos 

Comunidade Esdras 

Conselho da Comunidade Esdras e Dom Jose Alberto Moura

Somos um grupo de leigos católicos que buscam uma consagração maior de suas vidas a Deus. Recebemos de Deus, o Carisma de “evangelizar sendo ajuda, através do acolhimento e da misericórdia do Coração de Jesus, o Bom Pastor”. Uma “Comunidade de Vida e Aliança”, composta por leigos casados, solteiros e celibatários. Buscamos viver uma experiência de vida fraterna a exemplo das primeiras comunidades cristãs. Consagramos nossa vida a Deus reservando tempo para oração pessoal e comunitária, estudo e meditação da Palavra de Deus diariamente e desempenhando vários apostolados (serviços).

Entre eles: atendimentos pessoais para escuta, aconselhamento e oração; missões nas paróquias, nas comunidades rurais, encontros de formação para grupos, realização de retiros espirituais em nossa sede e onde formos solicitados. Nosso apostolado é realizado através dos meios de comunicação: um portal na internet (www.bompastor.org.br) e uma programação de evangelização diária através da Rádio Educadora AM, 670 khz de Montes Claros.

A Comunidade Esdras é canonicamente pela Arquidiocese de Montes Claros-MG, como Associação Privada de Fiéis.

Como nasceu a Comunidade Esdras?

A Comunidade Esdras nasceu a partir da experiência de um grupo de pessoas que se reuniam para rezar e partilhar a Palavra de Deus (Lectio Divina), em torno da Associação Bom Pastor, com o objetivo de servir a Deus através daquela obra.

A Associação Bom Pastor foi fundada no ano de 1991, na então Diocese de Montes Claros, pelo Padre Raimundo Tadeu de Castro, conhecido popularmente como Padre Tadeu, e por um grupo de leigos ligados a Renovação Carismática Católica. Tinha como objetivo ser uma estrutura jurídica que favorecesse o desenvolvimento da Evangelização, em 1994 iniciou uma programação, na Rádio Educadora AM de Montes Claros 670 kz, era o Programa “Anunciado Vida Nova”, coordenado por Lena Gusmão, fundadora da Comunidade Esdras. O programa era veiculado aos sábados de 14:15 às 14:45 horas, eram 30 minutos semanais de evangelização.

No mês de dezembro de 1995 a pedido do então Bispo Diocesano, Dom Geraldo Majela de Castro, a Associação Bom Pastor, através desse grupo missionário, assumiu 6(seis) horas de programação de diária pela mesma Rádio Educadora.

Diariamente se reuniam em torno da Palavra de Deus, meditando-a e partilhando suas experiências pessoais. Foi uma intensa experiência de serviço, da oração, e da vida fraterna e que culminou com a fundação da Comunidade Esdras no dia 25 de janeiro de 1998, Festa da conversão de São Paulo. O grupo que naquele dia o Senhor Deus chamou e reuniu, iniciou oficialmente esta obra, como Comunidade de Aliança. Esta experiência fundante de vida fraterna aprofundou-se passando à Comunidade de Vida no dia 20 de junho do mesmo ano, ocasião da Festa do Sagrado Coração de Jesus. Mudamos para a chácara Santa Bárbara (hoje Chácara Santa Maria) à Av. Domingos de Abreu Vieira, 557 – Bairro Jardim da Liberdade – Montes Claros – MG. Onde passou a existir a sede da Comunidade.

Espiritualidade

Nascemos da espiritualidade da Renovação Carismática Católica, onde tivemos a experiência pessoal do Amor de Deus. Experimentamos outras espiritualidades: Franciscana e Carmelita, onde encontramos como inspiradores Santa Teresa de Jesus, Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco de Assis. Daí retiramos nossa Regra de Ouro: “Silêncio, Oração e Trabalho”. Retiramos também a importância de um profundo amor à Igreja, o forte chamado à restauração pela formação e oração, e a nossa missionariedade.   

O Sagrado Coração de Jesus, contudo, é a nossa principal fonte de espiritualidade, a qual comporta todas as demais. Nela encontramos o sentido mais profundo do nosso carisma e da nossa vocação: ”ser ajuda de Deus, no mundo, a partir do seu acolhimento e da sua misericórdia.” – e dos seus sentimentos e virtudes, que nos levam à comunhão com Deus, conosco mesmos, com os irmãos e com toda a obra criada.  

Nossa missão vem do nome que recebemos: Esdras. Esdras, foi um sacerdote e escriba conhecedor da Lei de Deus, que teve a missão de reconduzir o povo hebreu do exílio da Babilônia para Jerusalém. Dedicou-se a restauração do povo que havia perdido sua identidade de “povo de Deus” através do anúncio da Palavra da Lei. O nome Esdras significa “Socorro” ou “Ajuda de Deus”. Em nossa missão é essencial: o estudo, a prática e o ensino da Palavra de Deus – sustentáculo da nossa fé - e dos ensinamentos da Igreja. Buscamos levar esta Palavra através dos apostolados e meios concernentes ao nosso carisma, às necessidades do nosso tempo, do nosso povo, da nossa Igreja.

Sobre nós

A Comunidade Esdras - Associação Bom Pastor é uma associação privada de leigos católicos, criada na cidade de Montes Claros-MG, que tem por objetivo a promoção da pessoa humana e o seu desenvolvimento integral. Desenvolve suas atividades através de programas radiofônicos diários, palestras, atendimentos pessoais, cursos em toda a região do Norte de Minas Gerais.

Entre em contato

Rua Grão Mogol, 313, Centro. Montes Claros - MG, 39400-056

(38) 3201-8144

Redes sociais

Desenvolvido por W42 - Tecnologia