Entrega e imposição do "Pálio" em Montes Claros

23/07/2019 Arquidiocese de Montes Claros - MG

Entrega e imposição do "Pálio" em Montes Claros

A Arquidiocese de Montes Claros convida os fiéis para a Solene Cerimônia de “Imposição do Pálio” ao arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva, pelas mãos do Núncio Apostólico dom Giovanni D’Aniello, embaixador da Santa Sé no Brasil. A missa será no dia 3 de agosto, às 9 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Participarão bispos,  presbíteros, diáconos, autoridades, familiares de dom Justino e fiéis da arquidiocese.

O QUE É O PÁLIO? O Pálio é uma específica utilizadas pelos bispos metropolitas. Consiste em uma “tira” de lã branca, uma espécie de colarinho, com seis cruzes negras que simbolizam a comunhão do arcebispo com o Papa, sucessor do apóstolo Pedro. Os pálios são usados pelos arcebispos metropolitanos nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica. Ao assumir o governo arquidiocesano em 21 de novembro de 2018, dom João Justino passou a ser o bispo metropolita de Montes Claros e da Província Eclesiástica que compreende as dioceses de Paracatu, Januária, Janaúba e Montes Claros, como sede metropolitana.

ENTREGA E IMPOSIÇÃO: O Pálio é entregue aos arcebispos metropolitas pelo Papa na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada em 29 de junho, aos arcebispos nomeados naquele ano. De volta ao seu país, o epíscopo recebe a imposição do Pálio pelo embaixador da Santa Sé, o Núncio Apostólico, na sua diocese. Este ano, três brasileiros foram até Roma para a cerimônia com o sumo pontífice.  Dom Dario Campos, da arquidiocese de Vitória (ES), dom João Inácio Muller, da arquidiocese de Campinas (SP) e dom João Justino de Medeiros Silva, da arquidiocese de Montes Claros (MG). A confecção do Pálio começa no dia 21 de janeiro, dia de Santa Inês, quando o Papa abençoa a lã de duas ovelhas. Desta lã, as monjas beneditinas do mosteiro de Santa Cecília tecem os Pálios para os metropolitas nomeados naquele ano.

SERVIÇO:

Solenidade de Imposição do Pálio a dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Data/horário: 3 de agosto (sábado) às 9 horas

_____________________________________________________________________

Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: comunicacao@arquimoc.com 

Sobre nós

A Comunidade Esdras - Associação Bom Pastor é uma associação privada de leigos católicos, criada na cidade de Montes Claros-MG, que tem por objetivo a promoção da pessoa humana e o seu desenvolvimento integral. Desenvolve suas atividades através de programas radiofônicos diários, palestras, atendimentos pessoais, cursos em toda a região do Norte de Minas Gerais.

Entre em contato

Rua Grão Mogol, 313, Centro. Montes Claros - MG, 39400-056

(38) 3201-8144

Redes sociais

Desenvolvido por W42 - Tecnologia