“Curso de Felicidade”: o mais popular de uma das principais universidades do mundo

07/02/2018 Fatos da Vida

“Curso de Felicidade”: o mais popular de uma das principais universidades do mundo

Afirma-se que os estudantes universitários de hoje em dia são menos religiosos que os jovens da geração anterior – e, de fato, muitos deles marcam a opção “nenhuma” nos formulários que perguntam qual é a sua religião. Além disso, as universidades da nossa época não podem ser consideradas grandes bastiões da fé judaico-cristã tradicional…

No entanto, um curso oferecido pela renomada universidade norte-americana de Yale tem feito tanto sucesso que a instituição precisou destacar uma capela histórica do campus para acomodar as hordas de estudantes inscritos. O tema central do curso é sintomático: felicidade humana.

“Psicologia e Vida Boa” teve mais de 1.200 alunos inscritos em uma semana. Trata-se de praticamente um quarto dos alunos de graduação de Yale. O curso se tornou nada menos que o de maior popularidade em toda a história dessa universidade – que tem 316 anos de existência.

“Os alunos querem mudar, ser mais felizes e mudar a cultura aqui no campus“, declarou a professora de psicologia Laurie Santos, 42, ao New York Times. “Com um em cada quatro estudantes de Yale fazendo esse curso, se nós virmos novos bons hábitos, estudantes demonstrando mais gratidão, procrastinando menos, aumentando as conexões sociais, então vamos realmente semear mudanças na cultura desta universidade“.

Yale (e outras universidades cheias de gente bem-sucedida) pode ser um lugar que de fato precise deste curso. Em 2013, o conselho da instituição constatou que mais da metade dos estudantes de graduação tinha procurado os cuidados de saúde mental oferecidos pela universidade.

“Nós estamos ansiosos, estressados, infelizes e desnorteados“, declarou Alannah Maynez, 19, uma das novas estudantes do curso.

Com tanta procura, Yale precisou usar a histórica Battell Chapel, a capela do campus, que dispõe de 844 lugares, e mais dois auditórios menores, onde várias centenas de estudantes assistiram à transmissão da aula ao vivo por teleconferência. Algumas semanas depois, as aulas tiveram que ser transferidas para o grande auditório da Orquestra Filarmônica da universidade.

De acordo com o New York Times, o curso “aborda tanto a psicologia positiva – as características que permitem que os seres humanos floresçam, de acordo com a Dra. Santos – quanto a transformação comportamental, que procura levar as lições a serem executadas na vida real“.

O programa inclui tarefas semanais, como praticar atos de bondade e construir novas conexões sociais.

fonte: www.aleteia.org

Sobre nós

A Comunidade Esdras - Associação Bom Pastor é uma associação privada de leigos católicos, criada na cidade de Montes Claros-MG, que tem por objetivo a promoção da pessoa humana e o seu desenvolvimento integral. Desenvolve suas atividades através de programas radiofônicos diários, palestras, atendimentos pessoais, cursos em toda a região do Norte de Minas Gerais.

Entre em contato

Rua Grão Mogol, 313, Centro. Montes Claros - MG, 39400-056

(38) 3201-8144

Redes sociais

Desenvolvido por W42 - Tecnologia