5 Santos que não se dava bem com suas famílias

15/12/2016 Vida dos Santos

5 Santos que não se dava bem com suas famílias

Desde o início deste mundo, a família humana tem sido o cerne de nossa existência. Nascemos em famílias e é nossas famílias que forma e moldar-nos para a pessoa que nos tornamos.

No entanto, o pecado também tem estado presente desde o início e semeou discórdia na família desde Adão e Eva. Além de dirigir uma cunha entre o casal recém-casado no Jardim do Éden, o pecado e a natureza humana caída levou apart seus dois filhos, que terminou com o assassinato de Abel na mão de seu próprio irmão, Caim.

Deus não desiste de famílias após os incidentes, mas lentamente tentou formar-nos em sua imagem; ensinando-nos tais mandamentos como "Honra teu pai e tua mãe".

Quando Jesus entrou em cena, ele confirmou a validade dos mandamentos e a necessidade de obedecer seus pais, mas desafiou os indivíduos a escolher a Deus acima de todas as coisas, mesmo sobre os laços familiares. Jesus disse: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará "(Mateus 10: 37-39).

Em essência, Deus está tentando ensinar-nos durante milhares de anos para segui-lo e sua lei acima de tudo em nossas vidas. Um cristão não deve negligenciar a sua família, mas um cristão também precisa obedecer a Deus e às vezes isso significa conflitos dentro da família.

Tem havido muitos homens e mulheres santos ao longo dos anos que tiveram que lidar com este conflito diretamente e discernir o que fazer. Em alguns casos, o santo estava errado, alienando-se da família por causa do pecado, enquanto outros santos tiveram que cortar os laços com a família para seguir o chamado do Evangelho.

Para nos ajudar a compreender as muitas dificuldades na vida familiar e como responder, aqui estão cinco exemplos de homens e mulheres que não se dá bem com as suas famílias muito bem, e escolheu viver segundo o Evangelho, não importa o quê.

Santos Clare e Agnes de Assis

Nascido em uma família rica em Assis, Santa Clara ficou profundamente comovido com a idade de 18 pela pregação de São Francisco em viver o Evangelho de modo radical e escapou da casa de seu pai durante a noite com a ajuda de sua tia Bianca. Ela não queria se casar e queria dedicar sua vida a Deus. Eles procederam a uma pequena capela para atender São Francisco e trocou seu cinto de jóias de uma corda simples para amarrar em volta da cintura. Seu cabelo foi cortado e ela foi dada um véu antes que ela foi confiada a um convento beneditino.

Seu pai ficou furioso que ela iria recusar o casamento e com seus tios, ele invadiu o convento e tentou forçá-la a voltar para casa. Clare se agarrou firmemente ao altar e revelou seu cabelo aparado, um símbolo de sua consagração a Deus.

A irmã de Santa Clara, Agnes, também fugiu de casa no meio da noite e procurou refúgio no convento beneditino com sua irmã. Enfurecido por perder duas de suas filhas, seu pai enviou um tio e vários homens armados para forçar Agnes voltar para casa. Eles tentou arrastá-la pelos cabelos, mas, eventualmente, seu corpo tornou-se milagrosamente imóveis e eles desistiram.

membros da família de Santa Clara percebeu que Deus estava protegendo-os e permitiu-lhes permanecer no convento, não mais tentando forçá-los longe do plano de Deus. 

Santos Agostinho e Monica

Nascido de um pagão e mãe cristã, Santo Agostinho foi matriculado como um noviço, mas nunca foi batizado, até sua conversão mais tarde na vida. À primeira Augustine, sendo um jovem intelectual, foi conquistado pela filosofia e os ensinamentos dos maniqueístas.

Isso levou a um estilo de vida em vez pecaminoso e hedonista que ele não queria desistir. Ele até orou a Deus durante este tempo dizendo: "Concede-me castidade e continência, mas ainda não."

Sua escolha para viver de uma forma contrária ao Evangelho era algo que muito sobrecarregado sua mãe, Santa Mônica. Ela tentou levar seu filho na direção certa, mesmo acreditando que, se ela trancou-o para fora da casa que ele iria cair em si. Esta tensão colocar uma pressão sobre o seu relacionamento, mas Monica persistiu.

Mais tarde, Agostinho decidiu mudar-se para Roma e Monica queria ir com ele. Ela foi definido na vela a Roma com seu filho quando Agostinho disse-lhe para rezar em uma capela próxima. Quando ela terminou de orar Monica foi para o porto, só para ver Augustine vela embora sem ela!

Monica "ganhou" no final, e foi pelo fruto de suas orações para que seu filho convertido e tornou-se um grande santo na Igreja Católica.

São Tomás de Aquino

Nascido em uma família nobre na Itália, São Tomás de Aquino foi cativado pela filosofia em uma idade precoce e resolveu entrar na ordem Dominicana com a idade de 19. Sua família não estava exatamente feliz com a idéia de um jovem nobre colocar o traje de um mendigo.

Os dominicanos enviou para Roma, a fim de viver longe da influência de membros da família, mas no caminho ele foi capturado por seus irmãos e trancado na fortaleza de San Giovanni em Roccasecca. Ele permaneceu lá por dois anos completos e durante esse tempo seus pais, irmãos e irmãs, todos tentaram dissuadi Thomas de perseguir uma vocação religiosa. Eles até mesmo enviado uma prostituta para seduzir Thomas, mas ele perseguiu-a com uma marca que ele pegou do fogo em seu quarto.

Sua mãe finalmente cedeu depois de dois anos e arranjou uma fuga secreta, na esperança de não trazer mais embaraço para a família. Thomas foi reduzido com a ajuda de suas irmãs para fora de uma janela e no cuidado dos Dominicanos.

 

Philip Kosloski

Philip Kosloski é um marido e pai de cinco filhos, e escritor pessoal na Aleteia. Ele também escreve para Rede Mundial do Papa Oração (Apostolado da Oração) e blogs no National Catholic Register .

fonte: www.aleteia.org

Sobre nós

A Comunidade Esdras - Associação Bom Pastor é uma associação privada de leigos católicos, criada na cidade de Montes Claros-MG, que tem por objetivo a promoção da pessoa humana e o seu desenvolvimento integral. Desenvolve suas atividades através de programas radiofônicos diários, palestras, atendimentos pessoais, cursos em toda a região do Norte de Minas Gerais.

Entre em contato

Rua Grão Mogol, 313, Centro. Montes Claros - MG, 39400-056

(38) 3201-8144

Redes sociais

Desenvolvido por W42 - Tecnologia